Uma ótima introdução é a primeira coisa que os guitarristas querem aprender e a primeira coisa que querem tocar quando entram em uma loja de guitarras. Listamos 7 do que consideramos as grandes introduções de guitarra de rock de todos os tempos, com alguns dos melhores riffs de guitarra e progressões de acordes da música.

The Beatles - Day Tripper

        Embora George Harrison e John Lennon tenham iniciado esta passagem lendária de uma única nota tocando em uníssono, foi Lennon quem realmente criou o riff. A parte provou ser a introdução perfeita para uma música perfeita, que se tornou um dos sucessos mais familiares dos Beatles após seu lançamento como single em dezembro de 1965.

Metallica - Enter Sandman

        Se você gosta de sua música sombria e pesada, seria difícil encontrar qualquer banda que o fizesse melhor do que o Metallica. “Enter Sandman” foi o primeiro single do Black Album, lançado em 1991.

        A introdução da música é instantaneamente reconhecível, com o violão soando em um padrão ameaçador de um compasso baseado no tom de mi menor. Ironicamente, o som da assinatura se deve em grande parte à presença de Bb, a única nota do riff que está fora da tonalidade.

        Essa nota forma um trítono com a altura fundamental, proporcionando a dissonância apropriada ao humor da música e prenunciando o bombástico que se segue.

Led Zeppelin - Heartbreaker

        Embora “Stairway to Heaven” possa parecer a faixa mais óbvia do Led Zeppelin para incluir aqui, a introdução esmagadora de “Heartbreaker” é histórica. O riff de rock pesado feito sob medida de Jimmy Page é baseado na escala de blues A (A C D Eb E G) e combina um groove trovejante com uma dose intangível de atitude.

Black Sabbath - Iron Man

        “Iron Man” é o heavy metal clássico no seu melhor. A música, do álbum Paranoid de 1970, continua a ser uma eterna favorita da guitarra e é indiscutivelmente a obra mais definitiva do Black Sabbath. A introdução estridente do guitarrista Tony Iommi é inebriante. A flexão do tom E grave é realizada pressionando a corda aberta, atrás da pestana, elevando o tom aproximadamente um passo inteiro antes de soltar a curva.

Yes - Roundabout

        O grupo britânico Yes ajudou a introduzir e popularizar o rock de “arte” progressivo durante sua proeminência nos anos setenta. "Roundabout" apareceu no quarto álbum do grupo, Fragile, e se manteve como seu maior sucesso até o lançamento de "Owner of a Lonely Heart" em 1983.

        A introdução de “Roundabout” é lendária. Steve Howe prepara a música executando alguns harmônicos bem escolhidos na 12ª casa. Também dignos de nota são os licks com trastes que seguem os harmônicos de abertura. Aqui, testemunhamos os golpes acústicos ágeis de Howe enquanto ele habilmente manobra seu caminho através de uma série de notas tiradas da escala E menor (E F # G A B C D).

Deep Purple - Smoke On The Water

        Não há dúvida de que essa música tem uma das introduções mais famosas de todos os tempos. O Deep Purple gravou a faixa do Machine Head em um salão de baile em Montreux, na Suíça, em 1972, e a peça tornou-se o hino do riff rock por excelência.

        Embora o riff possa ser tocado logicamente em posição aberta usando a 3ª e a 4ª cordas, Ritchie Blackmore o executa na 4ª e 5ª cordas. Suas díades foram escolhidas com as garras, o que significa que ele dedilhou cada uma das notas simultaneamente usando um dedo para cada corda, em vez de dedilhar as notas com uma palheta.

Chuck Berry - Johnny B. Goode

        Para quem desconhece, ele pegou a introdução para este clássico do rock and roll da gravação de Louis Jordan de 1946 de "Ain't That Just Like a Woman", mas Berry a transformou em algo novo que inspirou toda uma geração de guitarristas.

        Ele usou variações do lick em vários cortes bem conhecidos ao longo dos anos, mas independentemente da versão, existem três ingredientes principais para o lick “Johnny”: o captador de três notas, paradas duplas e slides.

        As notas de captação são derivadas da escala pentatônica Bb maior (Bb C D F G), as paradas duplas maníacas empregam a raiz (Bb) e 5ª (F), e os slides são intercalados por toda parte.

        É claro que apenas "arranhamos a superfície" neste universo de intros históricas, mas certamente todos os clássicos listados tornaram-se referência para uma grande geração de músicos que surgiram no mundo do rock posteriormente.