The Top é o quinto álbum de estúdio da banda The Cure, lançado em 30 de abril de 1984 pela Fiction Records. O álbum entrou no UK Albums Chart em décimo lugar em 12 de maio. Após o lançamento, a banda embarcou em uma grande turnê pelo Reino Unido, culminando com uma residência de três noites no Hammersmith Odeon em Londres.
Para a produzir o álbum, Smith se juntou a outro membro fundador do Cure, Lol Tolhurst, que trocou a bateria pelos teclados; e o novo baterista Andy Anderson, que já havia participado da banda. Porl Thompson foi creditado por tocar saxofone em "Give Me It". Todas as canções são creditadas a Smith, exceto três faixas co-escritas com Tolhurst: "The Caterpillar", "Bird Mad Girl" e "Piggy in the Mirror".
O estilo do álbum é eclético, com Smith usando vários instrumentos, incluindo violino e flauta. "Bird Mad Girl" tem um estilo espanhol, enquanto "The Wailing Wall" contém tons do Oriente Médio. O crítico de sons Jack Barron descreveu a faixa de abertura "Shake Dog Shake" como "metal urbano".
Após seu lançamento, a reação da imprensa britânica foi amplamente positiva. Steve Sutherland do Melody Maker elogiou o álbum por sua "psicodelia que não pode ser datada", enquanto Andy Strike do Record Mirror o chamou de "um recorde de originalidade e inteligência perversas". Em contraste, Barron observou que The Top "muitas vezes não é o verdadeiro resultado final na experiência refletida para ser indisponível", mas no entanto, profetizou: "Em 20 anos, quando a próxima geração corar de entusiasmo com a palavra psicodélico, será considerado um clássico". Em uma nota mais cética, o revisor da NME Danny Kelly considerou-o auto-indulgente, qualificando-o como "um disco difícil e ambicioso".
The Top marcou o fim de um período de indefinições da banda, e forjou o caminho para o ápice com seu próximo lançamento: The Head On The Door.