Pearl Jam - Ten

Ten é o primeiro álbum de estúdio do grupo musical norte-americano Pearl Jam, lançado nos Estados Unidos em 27 de agosto de 1991 pela Epic Records.

O nome do álbum deve sua origem ao número da camisa do jogador de basquete Mookie Blaylock, de quem o grupo originalmente tirou o nome.

Junto com Nevermind do Nirvana, foi o álbum que permitiu que o movimento grunge e rock alternativo emergisse durante o início dos anos noventa. O álbum produziu três singles de sucesso: Alive, Even Flow e Jeremy, que foram acompanhados por três videoclipes igualmente renomados. O vídeo de Jeremy, em particular, foi premiado com o MTV Video Music Award de Vídeo do Ano em 1993. A revista Rolling Stone colocou Ten em 209º lugar em sua lista de 500 Melhores Álbuns.

Em fevereiro de 2013 o álbum ultrapassou os 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos da América, sendo disco de diamante certificado pela RIAA.

 

Prelúdio

O guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament tocaram juntos em Green River. Após a separação do grupo em 1987, os dois se juntaram ao Mother Love Bone no final dos anos oitenta. No entanto, a carreira deste último foi interrompida pela morte súbita do cantor Andrew Wood de uma overdose de drogas, que ocorreu pouco antes do lançamento do álbum de estreia do grupo Apple em 1990. Devastados com a notícia, Gossard e Ament demoraram meses a regressar aos trabalhos. Gossard passou seu tempo escrevendo material que era mais difícil do que o que ele havia feito anteriormente. Depois de alguns meses, Gossard começou a contatar seu colega guitarrista de Seattle, Mike McCready, cuja banda Shadow acabara de se separar; McCready, por sua vez, encorajou Gossard a se reconectar com Ament. Os três então foram para o estúdio para sessões separadas com o baterista do Soundgarden Matt Cameron e o ex-baterista do Shadow Chris Friel para gravar algumas demos instrumentais. Cinco das canções gravadas - Dollar Short, Agytian Crave, Footsteps, Richard's E e E Ballad - foram incluídas na demo Stone Gossard Demos '91, que foi lançada na esperança de encontrar um cantor e baterista para o trio.

O cantor de San Diego, Eddie Vedder, comprou uma cópia da demo em setembro de 1990, quando ela foi entregue a ele pelo ex-baterista do Red Hot Chili Peppers, Jack Irons. Vedder ouviu o material e no dia seguinte escreveu a letra de Dollar Short, Agytian Crave e Footsteps. Os dois primeiros foram renomeados Alive e Once. Gossard e Ament ouviram a demo com os vocais e letras de Vedder e ficaram tão impressionados que voaram com Vedder para Seattle para uma audição. Enquanto isso, Vedder também compôs as palavras para E Ballad, rebatizado de Black. Vedder chegou em 13 de outubro de 1990 e ensaiou com a banda (agora acompanhado pelo baterista Dave Krusen) por uma semana, também escrevendo onze canções. Vedder logo foi contratado como vocalista do grupo, que logo depois assinou um contrato com a Epic Records.

 

Gravações

O grupo, então chamado de Mookie Blaylock, viajou para o London Bridge Studios de Seattle em março de 1991 com o produtor Rick Parashar para gravar seu álbum de estreia. Depois de trabalhar com Parashar para Temple of the Dog, Gossard e Ament pediram a ele para co-produzir o Tenente Parashar, contribuindo também ao tocar piano, órgão e percussão. Algumas faixas foram gravadas em London Bridge no início de janeiro, mas apenas Alive foi usado nessas sessões. As gravações do álbum foram rápidas e duraram apenas um mês, principalmente porque o grupo já estava com a maior parte do material pronto para o disco. Porch, Deep, Why Go e Garden foram gravados pela primeira vez durante as sessões do álbum, enquanto o resto das músicas foram feitas antes. McCready afirmou que “Ten era principalmente Stone e Jeff; Eddie e eu éramos atores coadjuvantes na viagem naquela época." Ament acrescentou que "na época, sabíamos que ainda estávamos muito longe de ser um grupo real".

As sessões de gravação de Ten foram concluídas em maio de 1991. Krusen deixou o grupo assim que as sessões terminaram para entrar em um programa de reabilitação de álcool; segundo ele mesmo, o baterista estava sofrendo de problemas pessoais na época. Krusen disse: "Foi uma grande experiência. Avisei desde o início que o grupo tinha algo especial [...] Tinham que me soltar, eu não conseguia parar de beber e isso causava problemas. Eles me deram várias possibilidades, mas eu não fui capaz de colocá-las juntas ”. Em junho, a formação se juntou a Tim Palmer na Inglaterra para mixar. Palmer decidiu mixar no Ridge Farm Studios, uma casa de fazenda reformada que Palmer disse ser "o mais longe possível de um estúdio de Los Angeles ou Nova York". Palmer fez algumas adições às faixas gravadas anteriormente, incluindo a conclusão do solo de guitarra de McCready em Alive e a introdução de Black. Nos anos subsequentes, porém, os membros do grupo expressariam sua decepção com o resultado final. Em 2001, Ament dizia: "Gostaria de remixar Ten. Ed, claro, concordaria comigo ... Não seria sobre editar as gravações; apenas remova um pouco desse reverb". Em 2002, Gossard acrescentou: “[o álbum] era 'distorcido', éramos novatos no estúdio e passamos muito tempo gravando, fazendo tomadas diferentes, matando a vibe e fazendo overdubs de toneladas de guitarra, há muita reverberação no álbum". Em 2006, Vedder concluiu: “Posso ouvir os primeiros discos [exceto] o primeiro, o que é estranho, pois é o que, de certa forma, nos definiu, ou sobre o qual as pessoas conhecem mais canções”.